segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Vitória vai ser nossa Marienbad

Não sei dizer qual foi a melhor parte de Vitória, cidade que também merecia a perífrase de maravilhosa, e de que a gente, injustamente, muito pouco ouve falar. Talvez a espera e a descoberta de que existe almoço grátis nos restaurantes caros do aeroporto. A cena hitchcockiana do voo rasante dos quero-queros, após o grito de guerra de “vamos roubar um filhotinho disso pr´a gente!”. Talvez só a praia com a chuva. Ou as noites em Mud Street, que começavam cedo e só acabavam no dia seguinte, às vezes longe demais até. A perseguição clandestina aos bebedouros na fábrica da Garoto. A família que nos recebeu como uma família. Cada uma das refeições, um prato mais divino que o outro, e as mantas que nos cobriam silenciosas na madrugada. A família que nos tornamos, em cuidados e fotografias. Os cross-hairing, os making off, os pentes de madeira. As conchinhas que tombavam da sacola no meio das comunicações de congresso, entregando toda a nossa minerês. Nós todos juntos e separados, o que se falou pelas entrelinhas, nos goles do “eu nunca”, ao pé dos ouvidos. Talvez o que eu não ouvi nem soube. Ou só o fato de ver o mar pela janela antes do café-da-manhã. Não sei dizer qual foi a melhor parte de Vitória. Porque talvez não haja, talvez ela seja como Marienbad: um tempo e um espaço em que fomos felizes, nada além. Um tempo, um espaço que só existiu na lembrança.

(10 de outubro de 2011.)

3 comentários:

  1. Isso mesmo, Angélica! Mas como nos ensina Benjamin a respeito de Proust, a lembrança é infinita, enquanto o acontecimento vivido é finito. Vitória nos deu nomes e experiências,que o seu texto traz de forma vívida e brilhante. Mas esse tecido ainda tem Smiths cantado juntos, músicas compartilhadas em mp4s, projetos, filmes não vistos, Abbas Kiarostami, e tem até um Homotextual!!

    ResponderExcluir
  2. Eu também vivi novas e inesperadas experiências em um espaço que me parecia tão familiar. Unheimlich? Só sei que valeu demais!

    ResponderExcluir
  3. "A família que nos recebeu como uma família". Valeu!

    ResponderExcluir