sábado, 23 de fevereiro de 2013

A neve

Hoje está nevando. Quando meu irmão e eu éramos pequenos, nós dispúnhamos, como toda criança, de certas crenças fantasiosas, que eram mais, na verdade, esperanças fantásticas: nós rezávamos, esta é mesmo a palavra, para que um disco voador passasse perto de nossa casa e, quem sabe, com sorte, nos abduzisse. Fazíamos pedidos para nuvens de desenhos complexos, por trás dos quais, acreditávamos, escondiam-se seres mágicos e super-heróis da TV. E suplicávamos, insistentemente, a Deus que permitisse que nevasse em nossa cidade brasileira no sul do sudeste. Nunca nevou, é claro, nem um de nós foi levado para o espaço por um extraterrestre ou uma fada, mas um dos sonhos foi, em certo sentido, realizado. Foi preciso, no entanto, vir para longe para ver a neve: eu estava a caminho da Suíça, num ano em que, estranhamente, fazia relativo calor no inverno francês, quando vi aquela barreira branca no canto da pista. Gritei: “arrêtes! Arrêtes! C´est la neige!”, obrigando meu amigo que dirigia a parar imediatamente o carro para que eu descesse e enchesse a palma da mão daquela brancura gelada. Há uma foto para provar, e um sorriso que era quase uma gargalhada. Depois se seguiram aquelas montanhas completamente cobertas, onde os suíços esquiam e comem chocolate, enquanto o resto do mundo guerreia, como disse o Larry David. Agora, nesta quase noite de sábado, nós nos reencontramos e, pela janela, ela dança com essa delicadeza bonita, que faz parecer que nem é de oito graus negativos o frio que faz lá fora. Ficam faltando os OVNIS, as fadas e o meu irmão aqui. (23/02/2013)

3 comentários:

  1. Pois é, nós éramos crianças muito estranhas...

    Mas aquele irmão que queria ver neve em Três Corações - até descobrir que o telhado lá de casa não suportaria o acúmulo de gelo, logo, não seria uma boa ideia - fica bem feliz de saber que você está vendo esse cenário por aí. Uma pena são os seres de outro planeta não terem nos contactado ainda.

    ResponderExcluir
  2. Angélica, sonhos de crianças e de adultos se sonhados com força se realizam. Gostaria sinceramente que ficasse na felicidade da neve e deixasse ovnis e ets pra lá. A Terra com o Brasil e Paris é muito mais bonita que qualquer mistério de onde não sabemos se voltamos. Estou feliz por vc. Bjs. Vanda

    ResponderExcluir